quarta-feira, janeiro 31, 2007

as veias abertas da américa latina


hã, se alguém aí ainda tem alguma esperança nesse continente, dêem uma olhada na interminável tripa de comentários sobre esse vídeo oportunista, tosco e vagamente genial de um coitado no equador. Sério, me parece que de cada três insultos ao filme, dois começam com "indio de mierda". E o terceiro começa com "negro de mierda", porque aparentemente gente meio escurinha dá tudo na mesma. E cada um desses insultos é imediatamente respondido por um "calate argentino hijo de puta", ou algo do gênero. Na real a coisa parece igual em qualquer lugar: vale a máxima que ninguém é racista até ser insultado por um negro, ninguém é xenófobo até ser lesado por um estrangeiro, e assim por diante. Mas o mais engraçado é ler esses troços e depois ver a elite branca da américa latina perplexa por não saber de onde vêm os hugo chávez e evo morales da vida. Talvez ela possa olhar pra dentro dos seus próprios apartamentos com internet a cabo e ver a mentalidade da sua prole no youtube. Tudo volta.
e no meio da distopia toda, provavelmente o único comentário insultante que se salva (e que eu não consigo achar mais) é um troço que dizia algo tipo "uau...se esse cara fosse boliviano, ele seria ministro da cultura". Vá lá, talvez seja preconceituoso igual. Mas pelo menos tem um saudável resquício de inteligência.

sexta-feira, janeiro 26, 2007

saudades do fórum social mundial

Na praça de alimentação:
- bom dia, senhor, o que vai ser?
- hmm... você sabe me dizer se essa bolachinha é feita com sal marinho?
- hããã...
(vai perguntar no fundo da cozinha e volta)
- É... Tudo o que a gente tem é orgânico e natural.
- Ah bom. Então me vê duas.
Porra, não dá pra imaginar que algum lugar no meio do Quênia tenha as mesmas condições de apreciar devidamente um evento onde se vendiam camisetas com a cara do Stalin. Onde se agitavam bandeirinhas de Cuba em shows de rock. Onde se linchavam suspeitos de estupro com as próprias mãos. E onde até rolava alguma coisa legal nas entrelinhas quando se sabia procurar direito. Ou mesmo se não se soubesse, porque a deriva costuma ser mais eficiente nesses casos. Bem ou mal, um evento tão complicado, confuso, desorientado e vital quando o mundo que ele buscava representar. Foram uns tempos legais aqueles em que Porto Alegre existiu no mapa múndi. Até um bando de tapados resolver que um outro mundo só era possível sob as benesses de um único partido, incidentalmente aquele que governa o país (aliás, será que isso só parece estapafurdicamente absurdo pra mim?). Enfim, a tacanhice sempre vence, no fim das contas. Mas foi legal enquanto durou.

terça-feira, janeiro 23, 2007

URGENTE - alerta de vírus FATAL de iPod


(praticamente uma história de terror)
estava eu trabalhando tranqüilamente no laboratório hoje de tarde quando comecei a ouvir baixinho aquela voz esganiçada cantando "eu dormi na praaaaaça... pensando nelaaaaaa...". E aí comecei a olhar em volta pra procurar de onde estava vindo, mas não vi nem computador nem caixa de som à vista. E aí me dei conta, com um arrepio na espinha, que o som estava vindo do meu bolso!
É sério. Eu juro, juro, juro por deus, por mais que essa história pareça literatura, que o meu iPod começou a tocar Bruno & Marrone sozinho. E tentei disfarçar na hora, peguei o troço rápido pra desligar. Mas eu já era motivo de chacota pra todos os presentes no resto dos dias.
Então sensibilize-se com essa causa e faça seu dever. Espalhe este alerta de vírus de iPod pelo mundo afora. Nem a Norton, nem a McAfee, nem a Microsoft e nem a Interpol tem um antivírus que funcione. Então pelo amor de deus nem sequer pense em fazer seja lá o que eu fiz pra merecer tal maldição. Seja lá o que tenha sido. Da minha parte, em todo caso, já prometo de antemão pro papai do céu que não compro mais aquelas revistas de pornografia tcheca bizarra em quiosque de beira de estrada.

quinta-feira, janeiro 18, 2007

a uma leitora anônima


eu queria ter poesia pra botar aqui. Há pouquinho alguém perguntou se eu tinha um blog e aí eu dei o endereço e pensei “putz, aquela pessoa anônima vai entrar naquele troço anódino esperando, sei lá, pelo menos um pouco de literatura e... cadê?”. Sei lá, desde que eu dei pra me preocupar com coisas e causas maiores a poesia parece ter tirado férias. Talvez porque a poesia não tenha sido feita pra causas maiores. Maiakovski que me perdoe, mas acho que a poesia (verso ou não verso, não é uma questão de parágrafos, eu podia usar “literatura” mas não é uma palavra tão bonita) precisa de coisas que sejam apreensíveis numa escala humana. E o mundo já deixou de ser apreensível há tempos, pra mim ao menos. Pelo menos de uma vez só. Na real mesmo o meu restritíssimo metiê de cientista já me parece grande demais pra ser apreendido de uma vez só, então o que dizer do mundo inteiro. Então talvez eu precise voltar os olhos pras coisas simples. Hoje de tardezinha um pouquinho antes do sol se pôr ele entrou pela fechadura do banheiro do Elo, bar adentro, e formou um raio comprido e pungente que dava pra acompanhar por uns dois, três metros, até ele se chocar com a madeira velha do bar. Eu queria um troço mais ou menos assim pra poder trabalhar. Por outro lado, eu não posso ficar sem o mundo, porque enfim, ele tá aí, e isso já parece um bom motivo pra estar nele. Então talvez o verdadeiro desejo é que o mundo se transformasse em alguma coisa simples assim. Simples o suficiente que desse pra cantar com o meu conhecimento tosco de música sem que ninguém sentisse falta das diminutas, sem que ninguém sequer cogitasse a hipótese de um acorde aumentado. Se alguém tiver uma boa sugestão faça o favor de me avisar.

terça-feira, janeiro 16, 2007

lava, passa, seca, cozinha, amarra os seus cadarços e faz cafuné, com flocos crocantes

mais duas do extreme tracker, só pra deixar o papai polímata todo coruja com o seu blog multiuso:
as+melhores+prostitutas?
máquina+para+desentupir+cano?
taquilalia: a solução que você precisa.

sexta-feira, janeiro 12, 2007

eu na área (e a jovem fla também)























verdade que se todo mundo for não vai ter espaço no elo. Especialmente se todos os trinta em transe resolverem aparecer. Mas suponho que a boa e velha brincadeira de botar metade da cena cultural de porto alegre dentro dum mesmo cubículo continue legal como sempre. Longa vida a esse tal de elrodris.

domingo, janeiro 07, 2007

alguém com mais coragem do que eu


isso é o que eu chamo de encarar o demônio de frente

começou a revolução cultural!!!



estapafurdicamente, parece que é verdade. Aparentemente a brasil telecom e a brturbo ambas acataram a ridícula decisão da justiça de bloquear o youtube inteiro por causa de uma mísera trepada no mar. Alguns avisos de utilidade pública.

1. O site ainda acessa normalmente usando um proxy qualquer, inclusive o da ufrgs (e suponho que o de qualquer universidade pública). Senão, dá pra pegar um proxy de web (tipo esse aqui) e entrar por ele, que aparentemente funciona do mesmo jeito.

2. E segunda-feira é começar o panelaço. Eu ao menos pretendo me descadastrar do BR turbo o quanto antes. Não porque o youtube me seja tão importante pra mim, mas pelo puro dever cívico de mandar a falência qualquer idiota que aceite censura arbitrária assim tão facilmente. Tô escrevendo pro jornal amanhã, também. E espero sinceramente que bem mais gente esteja se mexendo. Não acho que essa pataquada vá durar. Mas se por acaso dura, a gente tá completamente fodido. Então não custa fazer escândalo, pra garantir que não se repita.

belisquem-me, please

hã, o youtube tá fora do ar aqui em casa. Alguém por favor me belisque e diga que isso não tem nada a ver com essa pataquada ridícula da justiça de São Paulo a respeito do vídeo da Cicarelli.
Vá lá, é mais provável que tenha sido só um crash, mas em todo caso tô me antecipando pra discutir o assunto. Não acho que sequer caiba a discussão de se faz sentido ou não fechar o veículo de mídia mais importante dos últimos tempos por inteiro por causa de uma mísera trepada no mar (algo um pouquinho análogo a dinamitar uma cidade inteira porque tem uma maçã podre num mercadinho de bairro). Ainda por cima depois que todo mundo já assistiu. Isso é uma discussão ridícula na qual sequer vale a pena argumentar sob pena de soar óbvio ao ponto do ridículo, e suponho que nenhum argumento em contrário possa se sustentar por muito tempo.
A questão maior, a meu ver, é como diabos um tribunal de justiça tem poder pra determinar isso de uma hora pra outra, assim na maior? Tipo assim, eles também podem resolver que todas as televisões tem que ser retiradas das casas das pessoas porque tem algum canal passando putaria? Ou bloquear todas as emissões de rádio porque alguém disse palavrão? Não entendo muito bem como o judiciário funciona, mas será possível que não tenha nada na constituição que previna que um juiz oligofrênico em algum lugar ponha a mídia do país abaixo por causa de um surto de apoplexia?
E bom, se for verdade, alguém me acorda, por favor. E no que a gente acordar, é começar o panelaço geral. Eu particularmente sugiro que todo mundo que baixou essa merda de vídeo mande ele por e-mail pra toda a sua lista umas 10 vezes. Se ficar muito grande, mandem só a parte que ela se sacode que nem um sapinho no cio. Ah, e não se esqueçam de enviar pros nossos deputados também. O site da câmara tem o mail de todos eles. E não se esqueçam de colocar alguma coisa tipo "no youtube tem muito mais desses" no subject. Talvez aí aqueles putos que pintam o cabelo e beliscam a bunda das secretárias tomem alguma atitude a respeito.

quarta-feira, janeiro 03, 2007

sinais de vida terrena inteligente



verdade que é na escandinávia, mas é sempre um alento. Aliás, os suecos continuam tão na frente do resto do mundo que eu me pergunto porque diabos a gente não dá mais bola pra eles. Vá lá, o partido pirata (motivo do post que vos fala, com o logotipo aí do lado) só ganhou 0,63% dos votos nas últimas eleições. Mas só a existência de um troço desses em algum lugar do mundo é sinal de que existe vida muito mais inteligente por aí do que a gente costuma imaginar.

Não convencidos de que há motivo prum troço assim? Chequem out essas estatísticas de investimentos que os putos da Pfizer, Novartis e AstraZeneca têm a cara dura de botar no ar. Aliás, o resumo da "política sobre patentes" dos amigos piratas é tão simples, singelo e convincente que eu não sei porque eu não fiz essa conta antes.

Esse papo todo parece sério demais? Leia as respostas do pessoal do PirateBay a ameaças legais diversas.

Necessitado de estímulo audiovisual? Assista um filminho de meia hora sobre essa história toda. Tem um quê de filme institucional, e umas imagens de Hollywood explodindo meio constrangedoramente adolescentes. Mas a intenção e a causa são as melhores possíveis. Tô entrando no paypal amanhã pra dar o dólar que eles pedem no final.

E lembrem-se antes de dormir, fofos, que um mundo em que "compartilhar" é considerado uma atividade ilícita, ilegal e perigosa é um mundo sem a menor possibilidade de redenção. Nada é mais claro e óbvio do que a palavra, no fim das contas. E se os monstros verdes escrotos da MPAA quiserem ganhar essa briga, eles vão ter que reescrever o dicionário.

Evite lavar o seu cérebro. O mundo agradece.