quinta-feira, outubro 25, 2007

comedores de criancinhas da contemporaneidade (i): computadores e jogos eletrônicos


é quase paranormal. O tempo passa, o tempo voa, e as pessoas continuam achando que videogame e computador são coisa do demônio. E isso inclui acadêmicos supostamente respeitados. Ou pelo menos é o que se depreende dessa pesquisa da American Psychological Association que acabou de aparecer no yahoo notícias (cujo release oficial tá aqui e diz a mesma merda). Chocantemente, nas conclusões da pesquisa lê-se o seguinte:

"While Americans deal with high levels of stress on a daily basis, the health consequences are most serious when that stress is managed poorly. Four in ten Americans (43 percent) say they overeat or eat unhealthy foods to manage stress, while one-third (36 percent) skipped a meal in the last month because of stress. Those who drink (39 percent) or smoke cigarettes (19 percent) were also more likely to engage in these unhealthy behaviors during periods of high stress. Significant numbers of Americans report watching TV for more than two hours a day (43 percent) and playing video games or surfing the Internet (39 percent).Healthy behaviors used to manage stress included: listening to music (54 percent); reading (52 percent); exercising or walking (50 percent); spending time with family and friends (40 percent); and praying (34 percent)."

a pergunta que me perpassa, óbvia, é "como diabos jogar videogame e surfar na internet foram parar no grupo de "comer excessivamente, fumar, e beber álcool", ao invés do grupo "ler, ouvir música, etc."" É absolutamente bizarro que em 2007 existam psicólogos profissionais da associação oficial da classe no país mais poderoso e evoluído do mundo dizendo que "ler texto num livro" seja uma atividade saudável e "ler texto na tela do computador" seja uma atividade insalubre. Quem é o idiota que concluiu isso? Qual foi o crime que as vidas passadas do videogame cometeram pra que ele tenha um karma tão incrivelmente negativo.
sério, pra qualquer pessoa nascida na era da informática, o fato de que o conceito de que "surfar na internet faz mal à saúde" ainda exista é atabalhoante. Vá lá, claro que excessos existem. Mas jogar videogame em excesso existe assim como fazer exercício em excesso, ler em excesso, ouvir música em excesso e rezar em excesso, e nenhum deles é saudável. Particularmente o último. Mas o preconceito ainda continua existindo, e ele parte de gente que define políticas de saúde do país mais influente do mundo.
explicações, só tenho duas:
(a) psicólogos e psiquiatras importantes tendem a ser um bando de velhos conservadores que, como a maioria dos pobres seres humanos, morrem de medo daquilo que não conseguem entender e conseqüentemente olham feio pra tudo que não compreendem.
(b) a tal pesquisa faz parte de uma campanha chamada "Mind/Body Health: For a Healthy Mind and Body, Talk to a Psychologist". E o press kit inclui até um telefone pra agendar uma consulta com um psicólogo pra manejar o stress. Hã, alguém aí na platéia sussurrou "conflito de interesse"? Putz, isso é quase pior do que a indústria farmacêutica.
e pra cada uma delas, só tenho uma sugestão
(a) lembrem do aviso do velho bob, ainda atual 44 anos depois.
(b) quite simply put, fodam-se todos e enfiem o dinheiro da consulta vocês sabem aonde.
e por enquanto é só. Outra hora escrevo um pouco mais sobre "como o mundo inteiro foi tornado doente mental pela psiquiatria moderna". Agora eu tenho que vomitar.

eu na feira (ii)

achei, tá aqui o anúncio oficial. Como pode ser constatado, eu tentei trocar a idade pelo ano de nascença na minha biografia pra ver se conseguia disfarçar o fato de ser o mais velho da trupe. Mas não sei se vai colar.

quinta-feira, outubro 18, 2007

eu na feira

a programação da feira do livro de porto alegre hesita em divulgar isso abertamente (seria medo do influxo excessivo de fãs?), mas aparentemente eu vou estar participando de um "encontro de jovens escritores" a ser realizado no dia de abertura da feira (26 de outubro) às 15h30 da tarde. A história vai contar com a mediação do Paulo Scott e com a participação de um pessoal novo e interessante da literatura de POA, incluindo este que vos fala. É pra acontecer na área juvenil da feira (talvez porque sejamos jovens, mas sabe-se lá...), na sala "Casa do Pensamento", Armazém A do Cais do Porto. Se vocês olharem direitinho na tal programação, verão que o evento de fato existe, ainda que o meu nome (e o dos outros participantes) não conste da lista.
se o convite acima não parece suficiente pra convencê-los a ir, repasso a convocação enviada a minha pessoa pelo Antônio Xerxenesky (que também vai estar por lá).

"Ei, vocês que participarão d'O Debate n'A Feira.
Espalhai a Palavra.
Se vocês não convidarem pessoas, ninguém irá. Não criemos ilusões, as pessoas não ficam caminhando pela feira do livro e "ó, está tendo um debate de jovens escritores, vou entrar!", ainda mais quando ela é situada na seção INFANTO-JUVENIL da feira (é no auditório que tem lá no Cais). Então convidem. Façam uma mega-divulgação. Ameacem castrar os amigos que não forem com uma foice enfurrajada que com certeza porta tétano em cada átomo. O espaço, se não me engano, é bem grande, cabe uma platéia de umas 200 pessoas. Enfim. Chamem mãe, chamem pai, chamem tia-avó, prima em terceiro grau, cachorro do vizinho. Acho que fui enfático o suficiente.
Forte abraço a todos e até dia 26."

enfim, acho que dá pra captar a mensagem. Ou pelo menos pra perceber que o pessoal é criativo.

quarta-feira, outubro 10, 2007

emos protestam contra fábrica de picles

"estamos cansados de rótulos", afirmam.

notícias da colméia em tempos de DSM-IV


a abelhinha foi ao médico se queixando de um zumbido no ouvido e acabou internada na ala psiquiátrica. Disseram que estaria ouvindo vozes.

quinta-feira, outubro 04, 2007

pra quem acha que a história anda pra frente


cada vez mais eu me convenço que ela é muito mais parecida com um desses gráficos da bolsa que vão e vem cheios de tremeliques. A longo prazo o "progresso científico" (definam como queiram, mas alguma coisa do gênero existe) até empurra a coisa toda pruma tendência de alta, mas as oscilações do meio do caminho são bizarras. E todo dia aparece algo sugerindo nitidamente que nos últimos tempos algum especulador divino anda aproveitando pra realizar os lucros e jogar a merda pra baixo.