sexta-feira, março 28, 2008

princípio de uma filosofia política

não li grandes coisas de filosofia política, mas lembro dos tempos de colégio (é sério) que geralmente os pensadores daqueles séculos com maior profusão de letras romanas (tipo XVIII e coisas assim) geralmente derivavam suas teorias políticas a partir do pressuposto de que o ser humano era em essência “bom” ou “mau”.
eu pessoalmente confesso que não poderia seguir essa linha, já que não tenho muita opinião a respeito do ser humano ser bom ou mau. Mas certamente me sentiria confortável pra começar o meu sistema filosófico a partir do pressuposto de que o ser humano, na média, é fundamentalmente tapado, tosco e míope. E eu diria mesmo que isso tem precedência sobre ele ser bom ou mau. E que tanto a bondade ou maldade do ser humano quase sempre são funções de sua própria tapadice e falta de crítica em relação ao discurso vigente, muito mais do que atributos em si.
e por enquanto acho que isso é só o que eu sei a respeito do assunto. Mas enfim, eu avisei no título que tava no princípio.

Nenhum comentário: